sexta-feira, 25 de novembro de 2011


 QUEM SOMOS:

A Comunidade Terapêutica “Retiro Betel” se dedica a busca de soluções pioneiras no tratamento de pacientes com transtornos mentais, emocionais e comportamentais devido ao uso, uso indevido, abuso e dependência de substâncias psicoativas, bem como seus familiares.  Oferecendo os recursos terapêuticos mais modernos e profissionais altamente qualificados em suas especialidades.  

SISTEMA DE REFERÊNCIA: 

Seguindo a linha de humanização do tratamento da unidade o Retiro espiritual Betel disponibiliza um profissional em referência e membros da equipe terapêutica que desenvolve vínculos especiais, fazendo como que uma “ponte” entre o paciente e sua família para mantê-los sempre informados um do outro, e cuidando das necessidades de cada um. O acolhimento se torna ainda mais eficiente, pois desde o inicio, tanto o paciente, quanto a família, sabem que sempre terão a quem recorrer diretamente, ficando mais tranqüilos quanto ao período de recuperação e recolocação social. 
O projeto de tratamento desenvolvido especialmente para cada paciente implica em avaliações constantes que tornam o atendimento melhor e mais adequado. Para isso a integração que existe entre nossa equipe é essencial, permitindo que o paciente transite com facilidade entre e outra forma de acompanhamento, sempre que necessário, considerando as diferentes fases de tratamento;


A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA


        A presença da família é fundamental no tratamento como um todo. Considerando sempre o sofrimento da doença mental, comportamental e/ou qualquer transtorno referente ao uso abusivo de substâncias químicas. Por isso, sempre atenciosa a equipe se esforça para dar o apoio necessário a toda a estrutura familiar. Oferecemos esclarecimentos sobre diversos tipos, causas e conseqüências da dependência química, e quais as melhores formas de lidar com elas. Grupos de orientação e psicoterapia, atendimento individuais, dinâmicas conjuntas entre terapeutas, familiares e pacientes. Este trabalho resulta no preparo e participação da família, o que diminui o período de internação e as chances de recaída.


OBJETIVOS FREQUENTES NO TRABALHO:

  1. Estímulos das funções cognitivas (memória, raciocínio, atenção, orientação, concentração);
  2. Estímulos físicos e motores (coordenação motora fina e global);
  3. Desenvolvimento e/ou recuperação da autonomia, da auto-estima e da autoconfiança;
  4.  Estímulos do relacionamento social evitando o isolamento;
  5. Motivação pessoal, mostrando que sempre é tempo de aprender e continuar fazendo planos;
  6. Incentivo à aprendizagem de novas tarefas que podem ser incorporadas nas rotinas;
  7. Exploração das capacidades remanescentes;
DISPONIBILIZAMOS SERVIÇOS DE:

 -- Avaliação contínua; 
-- Testes padronizados;
-- Orientação familiar;
-- Psicoterapia individual com familiares;
-- Atendimento domiciliar;
-- Palestras psico-educacionais;
-- Terapias individuais com o paciente;
-- Acompanhamento em Terapia ocupacional;
-- Orientação psicossocial (grupo de memória, de sentimentos, de autonomia, etc.);
-- Reflexão e direcionamento espiritual;
-- Personal Care; 

ESPECIALIZAÇÃO EM PERSONAL CARE


        A dependência química é uma doença multifatorial, ou seja, para seu diagnóstico são considerados os fatores psicológicos, sociais e biológicos do indivíduo que pode se apresentar em diferentes estágios. O Personal Care é aplicado aos casos em que o paciente já está preparado para a reinserção social, tendo mantido e/ou recuperando os vínculos de referencia sociais essenciais como convívio familiar, carreira profissional e outras atividades que são importantes em sua vida. Com a ajuda contínua do profissional adequado; Desta forma o paciente pode dar continuidade ao processo de tratamento através de consultas, orientações e acompanhamentos semanais com horários flexíveis, entrando paulatinamente na sua rotina de vida social, familiar, espiritual e profissional (como era antes da internação, porém sem a dependência química); Nestes casos o paciente deve reconhecer que necessita de ajuda profissional e se dispor para o tratamento semi-externo.  Contando com a avaliação do grupo terapêutico quanto a situação atual do paciente. A metodologia personal care é a aplicação do programa terapêutico desenvolvido pelos profissionais do Retiro Espiritual Betel que está fundamentada na Terapia cognitiva – Comportamental. Esta metodologia consiste em um tratamento de habilidades sociais, técnicas e estratégias terapêuticas especializadas que buscam levar o paciente ao autoconhecimento, entender suas emoções e adquirir comportamentos diferentes em relação aos que apresentava principalmente no que diz respeito ao uso de drogas e álcool com apoio de toda a equipe destinada e tendo disponibilidade de acompanhamento através de suporte telefônico. O ponto forte do Personal Care é a proximidade da família que pode acompanhar todo o processo do tratamento colaborando ativamente para a reabilitação do paciente. Outra vantagem é que o paciente pode dar continuidade a sua vida profissional, acadêmica ou outras atividades, podendo ser assistido por completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário